03 julho 2014

La Orana

Ainda não eram 6 da manhã e os primeiros fiapos de luz do dia começaram a entrar pela janela do quarto. Alguns minutos depois iniciou-se um fantástico nascer do sol sobre a lagoa que circunda a ilha de Bora Bora. Estar na varanda sobre a água e escutar apenas sons da natureza jamais se esquece. A paisagem, os sons, o aroma a maresia, tudo parece feito por encomenda. É impossível resistir a um mergulho logo pela manhã. Por baixo do nosso quarto foi colocado um pequeno recife de coral no âmbito de um programa ambiental. Isto resulta, claro, na atracção de inúmeros peixes das mais variadas cores, bem como outras espécies marinhas. Bom para os turistas e bom para o meio ambiente. Após um refrescante banho matinal, hora para o pequeno-almoço em terra firme. Pelo caminho cruzámo-nos com simpáticas funcionárias e aprendemos a nossa primeira expressão na língua local: La Orana, com que nos saúdam arrastando o "a" final . Na língua Polinésia significa "Olá!" :)

Amanhecer


Quartos e praia do hotel


Praia do hotel


Ilha de Bora Bora e a famosa lagoa


Lagoa de Bora Bora


Ponta de Matira, extremo sul da ilha


Ao pequeno-almoço, aprendemos mais uma palavra muito útil: Maururu, "Obrigado!". O hotel, como é habitual por estas paragens é bastante acima da média e está preparado para proporcionar uma estada memorável. Há várias actividades náuticas e muito equipamento é cedido pelo hotel aos seus hóspedes. O nosso plano era abrandar o ritmo dos dias anteriores. E foi isso que fizemos. Desfrutar do paraíso!

Na ilha principal onde ficámos, localiza-se a melhor praia de Bora Bora e que já foi considerada por diversas vezes como uma das mais bonitas praias do mundo. Falamos concretamente da praia de Matira. Esta praia de sonho que se estende desde o antigo hotel Bora Bora (um dos mais  antigos da ilha e actualmente fechado para obras) até à ponta de Matira que é o ponto mais a sul da ilha. Ao contrário de um muitos destinos turísticos, aqui temos a sensação de que a praia é quase só para nós. Pelo facto de estar protegida pela barreira de coral que circunda a ilha, a ondulação é praticamente inexistente e faz com que a praia seja excelente para nadar e fazer snorkeling. Ao fundo vemos o coral e a forte rebentação do Oceano Pacífico que conseguimos ouvir como banda sonora.

Praia de Matira


A magnífica praia de Matira


Não existem grande empreendimentos, apenas coqueiros, alguns bares de praia e principalmente casas de nativos da ilha que provavelmente não têm toda consciência da sorte que têm por habitar um local tão magnífico como este. Mas fazer turismo é muito diferente de morar num determinado local. Reflectimos como será para estas pessoas viver de forma tão isolada do resto do mundo e claro fantasiamos um dia viver aqui por uns tempos. Se calhar alguns locais gostariam de trocar connosco. O ser humano nunca está satisfeito. Mas será que alguém quereria mesmo trocar? Custa-nos a acreditar!


Praia de Matira, barreira de coral com rebentação ao fundo


Tínhamos lido sobre o pôr-do-sol nesta praia que fica virada a poente. Aguardamos pelo fim da tarde e realmente constatamos que é verdade. Um local mágico para ver o pôr-do-sol, uma verdadeira obra-prima da mãe natureza!

Pôr-do-sol memorável


Fim do dia na praia de Matira


Antes de voltar ao hotel, resolvemos ir ver como é o comércio local. Encontrámos um pequeno supermercado e percebemos o que é viver no meio do nada. Não há muito produtos, não há duas, três marcas de cada coisa e os preços demonstram que é caro colocar aqui mercadoria. Não há indústria, tudo vem de Tahiti ou do estrangeiro e isso reflecte-se na hora de pagar. Claro que os habitantes locais têm mais opções para comprar, como o mercado em Vaitapé e naturalmente do mar de onde tiram grande parte do sustento.

Acabámos a noite num restaurante de um francês que largou a vida atribulada das grandes cidades e que agora recebe os seus clientes de camisa havaiana e calções a milhares de quilómetros de distância da Europa. A prova de que nunca é tarde para mudar de vida. Adormecemos novamente embalados pelo som das águas da lagoa de Bora Bora, mesmo por baixo da nossa "casa" sobre o mar. Temos mais dias pela frente para continuar a descobrir um dos locais que agora podemos dizer com propriedade ser um dos mais bonitos que vimos (até à data) à face da Terra!

Sem comentários:

Enviar um comentário