24 junho 2014

A caminho de Brasília

E ao quinto dia desta volta ao mundo, chegou a hora de nos despedirmos do estado de São Paulo e rumarmos ao distrito federal. Antes de lá chegarmos, foi preciso enfrentar o trânsito infernal de São Paulo pela manhã. Esta mega-metrópole por vezes tem dezenas e dezenas de quilómetros de filas de trânsito. Por capricho aeronáutico, o voo para Brasília foi marcado a partir do aeroporto de Guarulhos que fica bem mais distante que o citadino Congonhas. Este "capricho" custou-nos mais tempo e dinheiro, mas foi por uma boa causa como veremos uns parágrafos mais adiante. Felizmente apanhámos um taxista conhecedor e que após alguns "truques ninja" nos colocou a tempo e horas em Guarulhos.

O objectivo foi experimentar o serviço da Azul, companhia aérea de baixo custo do mesmo proprietário da norte-americana JetBlue. Com aviões novos, que dispõem de TV satélite em directo em todos os assentos, o serviço para companhia low cost é muito acima da média. Voo tranquilo até ao distrito federal e chegada antes do horário.

Azul - TV Satélite em directo

Azul Embraer 195 em Brasília


O aeroporto de Brasília sofreu obras significativas para a Copa e está com um aspecto fantástico. Passámos pelo posto de recolha de bilhetes da FIFA e em 2-3 minutos levantámos os ingressos para o jogo Portugal-Gana que daqui a uns dias iremos ver no estádio nacional de Brasília.

A cidade inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1960, é desde essa altura a capital do Brasil e reúne todo o centro do poder no planalto central. O anoitecer no Brasil é normalmente sempre mais cedo do que em Portugal, em média por volta das seis da tarde, mas nesta altura do ano e quanto mais para sul estamos, os dias são pequenos. Este facto limita um pouco um pouco o que se pode visitar quando se chega por volta da hora de almoço. Assim optámos por rumar directamente à zona do Eixo Monumental onde Oscar Niemeyer projectou a catedral, a esplanada dos ministérios e, claro, o edifício do congresso nacional imponente ao centro. Passado algum tempo caiu a noite mas não sem antes visitarmos a catedral e fotografarmos os principais edifícios da capital. A catedral, inaugurada em 1970, é de facto uma obra impressionante projectada por Niemeyer. A entrada faz-se por uma passagem abaixo do solo, já que não tem qualquer porta ao nível da rua e os vitrais projectados por Marianne Peretti que cobrem toda a estrutura conferem uma beleza ímpar e inundam a catedral de abundante luz natural.

Catedral de Brasília

Interior da Catedral

Congresso Nacional

Perto do hotel fica o estádio Mané Garrincha onde a selecção Portuguesa deposita todas as esperanças de uma passagem aos oitavos de final do campeonato do mundo. Faltam dois dias para conhecermos o estádio por dentro e torcermos por mais um milagre!

Estádio Mané Garrinha - Brasília

Sem comentários:

Enviar um comentário