21 junho 2014

No país irmão

Cada vez que atravessamos Atlântico até ao Rio ou São Paulo relembramos como realmente existe um vasto oceano a separar-nos. O voo parece nunca mais acabar. Depois como quase sempre são voos nocturnos, tenta-se dormir. E até que se consegue mais ou menos. Mas depois há sempre aquele fulano que empurra a nossa cadeira para se levantar, a bebé que chora e aquela dor no pescoço em que já não há posição para estar.

Mas apesar da distância não deixamos de sentir à chegada que acabámos de aterrar num país irmão. É difícil em outro país do mundo nos sentirmos tão em casa. Depois e como já não é a primeira, nem a décima, nem a vigésima visita há sempre amigos a rever, coisas para fazer e "pior" ainda uma lista de coisas para comer!

Desta vez uma estreia: vamos visitar a cidade de Santos guiados por amigos de longa data naturais desta cidade. Como sempre super bem recebidos!!!

Localizada no litoral do estado de São Paulo, esta cidade dispõe de um importante Porto e funciona como uma grande plataforma logística da região. No centro histórico ainda vemos carros eléctricos a passar tal como em Lisboa e claro está, em algumas ruas anda vemos calçada portuguesa nos passeios e alguns traços de arquitectura colonial. Na zona da praia, uma fantástica marginal acompanha a orla da baía de Santos e que se estende até São Vicente.
Localizada numa ilha a cidade tem m sistema de canais iniciado em meados do século XX para escoar e controlar as águas pluviais provenientes da serra que fica atrás da cidade. Este facto ajuda a referenciar locais na cidade, já que os canais estão numerados. É comum ouvir frases como: isso fica lá no canal 3, ou eu moro no canal 5.

Depois de muitos chopps e iguarias de que tínhamos muitas saudades, acabámos a noite numa quermesse, daquelas que são organizadas por aqui por ocasião das festas Juninas, uma espécie de santos populares mas sem sardinhas e no inverno. Sim, porque dizem por aqui que começou o Inverno. Não demos por nada, estão aí uns 16 graus, mas vimos pessoas (pronto, vimos duas) de gorro! Por momentos pensei que ia nevar eheh.

Bolsa do café


Centro de Santos


Canal 3

1 comentário:

  1. Mas no teu caso já é mais um caso de incesto :D

    Não conhecemos nada do Brasil, que vergonha.
    Um dia temos de ir com vocês.

    P.S.: Essa do bebé a chorar no avião não era para nós, não?
    Nas 2 viagens a Moz que o Frederico fez quando tinha meses acho que houve muita gente que não conseguiu dormir... olha eu por exemplo :D

    ResponderEliminar