27 junho 2014

Rumo ao Chile

Para a manhã deste último dia em Brasília traçámos um objectivo: conhecer o Palácio do Planalto, sede do poder executivo da República Federativa do Brasil. Tal como muitos outros edifícios da capital, este palácio foi igualmente projectado por Oscar Niemeyer tendo sido inaugurado em 1960. Foi um dos primeiros edifícios da capital a serem concluídos a tempo da inauguração da cidade. No decorrer da visita guiada, uma curiosidade contada pela guia de serviço: o espelho de água que hoje vemos em frente à fachada do palácio foi adicionado durante a presidência de José Sarney, após um condutor de autocarro desempregado tentar invadir o palácio embatendo com o veículo, o que alguns danos significativos no edifício.
Este espaço de trabalho do presidente do Brasil dispõe de um vasto acervo de obras de arte de autores nacionais e estrangeiros e, naturalmente, salas de reuniões e gabinetes de trabalho. No piso térreo podemos igualmente ver uma galeria de fotos com todos os presidentes do Brasil e o Rolls-Royce presidencial, que actualmente ostenta a placa de matrícula com a indicação "Presidenta da República" :-)

 Fachada palácio do planalto


Interior do palalácio


Rolls-Royce presidencial


Lago Paranoá visto do ar

Depois de conhecer um pouco mais de Brasília e da despedida de Portugal do Campeonato do Mundo, eis que chegou a altura de deixar o Brasil e partir à descoberta de um novo país. O destino há muito que estava na lista e é desta que vamos conhecer o Chile!

Para uma primeira abordagem vamos conhecer a capital, a cidade de Santiago do Chile. Para lá chegar e já que não há voos directos de Brasília para Santiago (pelo menos nas datas que procurámos), fizemos escala no Rio de Janeiro. Claro que havia um plano secreto de nas 4 horas de escala dar um salto até à zona sul e beber uma água de coco ou uma caipirinha em Copacabana ou no Leblon. Mas estamos em plena Copa e ao tentar apanhar um táxi e explicar ao que íamos, fomos logo avisados que ir para a zona sul não seria um problema, mas voltar ao aeroporto, boa sorte com isso :)

Foi com pena que apenas ficámos a conhecer os melhoramentos do Galeão e ficou desde já combinado que numa próxima oportunidade havemos de rever a cidade maravilhosa.

Galeão

Mas este longo dia só acabaria na capital do Chile. Este "comprido" país, se olharmos para o mapa da América do Sul, é um imenso país costeiro encravado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. O voo nocturno da LAN Chile do Rio de Janeiro para Santiago decorreu sem problemas e apesar de não se ver grande coisa na aproximação pelas janelas do avião, deu para perceber (pelos ouvidos!) que após passarmos a cordilheira, mergulhámos literalmente para o aeroporto de Santiago.

Voo a bordo da LAN Chile

À chegada e a contrastar com o calor de Brasília, tínhamos à nossa espera o Inverno do hemisfério sul. Amanhã é dia de explorar a capital chilena após este dia bem longo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário