26 junho 2014

De calculadora na mão

Como referido anteriormente, um dos pretextos para mais esta visita ao Brasil, foi o de assistir ao jogo Portugal - Gana. Nunca tínhamos assistido in loco a um jogo de um campeonato do mundo e depois do playoff contra a Suécia, em que o Cristiano Ronaldo fez duas exibições memoráveis, pareceu boa ideia comprar bilhetes para um dos jogos de Portugal. Quem já foi a um Mundial, pelo menos recentemente, sabe que não é fácil obter um bilhete legitimo e a preços "razoáveis". Dado que a procura é superior à oferta a FIFA recorre a um sistema de pré-selecção dos jogos e posterior sorteio. Caso um ou mais bilhetes sejam atribuídos após o sorteio, o comprador é notificado e claro é cobrado o valor do bilhete.

De facto, há uns meses atrás a ideia pareceu boa. Agora, após os dois primeiros jogos a ideia parece menos boa :)

Portugal entrou no mundial a perder 4-0 com a Alemanha e comprometeu seriamente as coisas ao empatar 2-2 com os EUA no segundo jogo. Para o terceiro jogo da fase de grupos segue-se o Gana. Durante a semana a imprensa detalhou todos os cenários e só uma goleada Portuguesa em conjunto com um resultado que não o empate entre Alemanha e EUA poderiam levar Portugal aos oitavos de final.

Fomos cedo para o estádio para sentir todo o ambiente em redor de um jogo da Copa. Ao contrário do que se foi dizendo e escrevendo nos meses que antecederam o campeonato do mundo, a organização pareceu impecável. Ruas em redor do estádio cortadas, muita polícia, boa sinalização e tudo bem organizado no acesso ao interior do Estádio Nacional. Apenas dois aspectos menos positivos a apontar: o preço da comida e das bebidas e a má sinalização na bancada. Curioso que até à bancada estava tudo impecável, mas na bancada era muito difícil perceber onde cada pessoa se devia sentar.

No exterior do estádio Mané Garrincha

Antes do jogo

Portugal vs Gana

Quanto ao jogo, infelizmente mesmo atacando bastante e o facto da Alemanha até ajudar ao vencer os EUA, a vitória por 2-1 não foi suficiente. Ao menos o Cristiano Ronaldo lá marcou um golo e Portugal lá ganhou um jogo.

E nós vimos, pelo menos uma vez na vida, um jogo de um Campeonato do Mundo!



Sem comentários:

Enviar um comentário